O Brasil é o único país a estar no top 4 em Tokyo 2020
A seleção brasileira feminina conquista uma vaga na grande final, dando a maior prova de respeito ao adversário, quem quer que seja. Hoje vimos uma demonstração de uma equipe 100% focada no objetivo comum e que deu o máximo na quadra, sem abaixar a guarda em nenhum momento. As seleções brasileiras de voleibol indoor provam mais uma vez que O BRASIL É SIM PAÍS DO VOLEIBOL e que, se Deus quiser, ainda será por muito tempo.
O motivo para essa hegemonia para mim é simples: temos os melhores técnicos do mundo, mas não estou falando somente das seleções. Quando digo que temos os melhores técnicos do mundo, refiro-me a Zé Roberto Guimarães, Renan, Bernardo, Bebeto de Freitas, Josenildo Carvalho, Célio Cordeiro, e tantos outros, mas também me refiro a nomes como Sandra Mara Leão e tantas outras mulheres técnicas que ainda precisam ter mais espaço em um mercado ainda predominantemente masculino. Refiro-me a a grandes técnicos brasileiros que atuam no exterior como Marcos Kwiek, Marcelo Fronckowiak, Romeu Beltramelli, Antonio Rizola, Maurício Paes e tantos outros que trabalham com voleibol universitário nos EUA. Mas também me refiro aos mais que espetaculares técnicos que atuam na base no Brasil (que por sinal necessita de atenção com políticas de massificação e investimentos há muito tempo!), técnicos que atuam em grandes clubes federados, mas também técnicos que dão a vida em equipes de prefeituras em cidades pequenas do interior de seus estados, muitas vezes em regiões do Brasil que são deixadas pra lá do último lugar, muito injustamente. Refiro-me aos técnicos que também são assistentes, preparadores físicos, psicólogos, nutricionistas, roupeiros, motoristas e muitas vezes se tornam referências paternas e maternas para seus atletas.
Se estamos onde estamos enquanto nação, é por conta da dedicação de inúmeros técnicos anônimos. Há que se valorizar os esforços hercúleos de atletas e suas famílias para se chegar a algum lugar, mas se não houver o técnico, o professor, não chega.
A todos os técnicos e a todas as técnicas de voleibol do nosso amado Brasil, famosos e famosas, anônimos e anônimas, a sua competência faz o nosso voleibol girar.
Esport's ON - Professor Cláudio Nascimento